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Consulta de Indicadores

Esta é a consulta de maior complexidade, pois apresenta uma sequência de passos a ser executada para obtenção do resultado. Nela o usuário é dirigido através de um assistente próprio.

Observe o processo da consulta de indicadores ilustrado abaixo:

Os passos Filtro de Tempo e Filtro de Indicadores são opcionais.

Siga os passos abaixo para prosseguir com a consulta:

1. Selecione o NÍVEL DE AGRUPAMENTO da informação desejada, que pode ser: Estado, Mesorregiões, Microrregiões ou Municípios e depois clique em Próximo.

2. Selecione a RESTRIÇÃO ESPACIAL, ou seja, os elementos espaciais desejados para a consulta. No caso de selecionar Municípios como nível de agrupamento, por exemplo, nesse passo o usuário poderá especificar a quais municípios deseja restringir a consulta. Se não desejar restringir a consulta o usuário poderá utilizar a opção Selecionar tudo! Clique em Próximo.

3. Clique em FILTRO DE TEMPO se desejar especificar a data inicial e final dos dados de interesse. Este passo é opcional e irá refletir diretamente na árvore de indicadores que será visualizada no próximo passo, pois serão exibidos somente os indicadores que possuirem dados dentro do período de tempo selecionado. Caso não seja especificado este passo, todos os dados disponíveis serão mostrados no próximo passo.

4. Este passo e o próximo estão representados na ilustração acima como DEFINIÇÃO DE INDICADORES. Selecione os indicadores de trabalho que deverão ser utilizados na consulta, a partir da árvore de indicadores exibida. Ao posicionar o cursor do mouse sobre o indicador, será exibida sua descrição e a fonte de procedência desses dados. No nível de agregação de municípios o sistema apresenta excepcionalmente o botão Árvore, onde a árvore dos municípios é alterada de acordo com outros agrupamentos definidos além do agrupamento já existente que é feito por estados.

5. O usuário poderá criar novos indicadores derivados, a partir de expressões aritméticas envolvendo indicadores já existentes, para construir uma consulta.
Clique aqui para saber mais.

6. No passo opcional FILTRO DE INDICADORES, o usuário poderá adicionar filtros para restringir o resultado da consulta, tendo como critério valores para indicadores selecionados ou para indicadores criados.
Clique aqui para saber mais.

Os passos restantes estão representados na ilustração acima como RESULTADO.

7. O próximo passo é a visualização do resultado da consulta. O relatório da consulta apresentará na janela os vinte primeiros registros em ordem alfabética por município. Para visualizar os demais registros, utilize o recurso de paginação, selecionando diretamente o número da página desejada, ou navegando entre as páginas nas opções primeira, anterior, próxima e última.

8. Se desejar ordenar as linhas de resultado de acordo com os valores de algum indicador, clique na linha de período de tempo correspondente, no cabeçalho da tabela. Observe que a cor da coluna utilizada para ordenação é alterada. Ao clicar novamente na mesma coluna, o critério de ordenação é trocado de ascendente para descendente.

9. O usuário poderá alterar o nível de agregação das informações para obter melhor detalhamento dos dados. Para isso clique no cabeçalho de acordo com o nível de agrupamento. Ao clicar em Brasil, por exemplo, as informações serão agregadas em Regiões. Para retornar um nível anterior de agrupamento, clique na opção Reagregar. Somente a opção de municípios não permite a alteração do nível de agregação dos dados, visto que esta é a opção de maior detalhamento dos dados.

10. Para conferir os parâmetros selecionados para a consulta, clique no link Resumo da Consulta.

11. Para visualizar o resultado da consulta no mapa, clique em Ver Mapa.

12. Se desejar alterar a configuração do mapa, clique na opção Configurar Mapa.
Clique aqui para saber mais.

13. Clique nas opções Exportar XLS e/ou Exportar TXT para exportar os dados apresentados no relatório para esses formatos (xls e txt).

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